Doce à Mar

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Uma casual torrente me arrastou

E fui tomada por uma onda de felicidade

Me retirou das fatigadas profundezas

Me levou à superfície

De águas turvas que não me faziam enxergar

Me fez ver o lindo dia que fazia

E me fez ver que as águas sempre vão rolar

E que essa onda não se desfaça tão cedo.

Poesia Pequena

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Letras, palavras, frases, versos, estrofes.
­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­
Sentimentos, protestos, opiniões, rimas.
­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­
O quão poética uma veia pode ser?
­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­
O suficiente pra percorrer seu corpo e atingir seu coração.
­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­ ­­­ ­

A Subjetividade de Um Olhar

quinta-feira, 1 de maio de 2008

A visão é o sentido que mais possui diferentes opiniões e distorções, talvez por possuir três diferentes vertentes: o olhar, o ver e o enxergar. Estes diferentes campos da visão - coordenados entre si - possuem uma relação de existência, porém têm independentemente seus significados.

O campo do olhar pertence a todos que por pura e simplesmente possuem esse sentido; o campo de ver implica a visão como algo para ser avistado, reconhecido, e distinguido; já o campo de enxergar nos exige muito mais que uma olhadela. Enxergar é ir além do que está explícito, é analisar os detalhes com atenção, e por em contraste a sensibilidade. Os cegos não conseguem olhar, nem ver, mas eles conseguem enxergar, pois o desenvolvimento de suas outras faculdades os fazem ter uma boa percepção.

Há quem acredite que “os olhos são o espelho da alma”, como uma máquina fotográfica, onde o objeto do lado de fora aparece, refletindo o que há em seu interior; Tal afirmação é intrigante: mas como é possível olhar a alma de cegos? E como eles olham nossas almas? Como um ator consegue passar tanto realismo em suas cenas? É insensível dissecar algo por partes, não é possível perceber o estado emocional ou físico de alguém pelo olhar de tal pessoa, e sim um conjunto de elementos que o compõe.

Enxergar é algo muito complicado, e o observador é quem decide seu foco de visão. O que para muitos é Arte Abstrata, para os mais conversadores – de obras verossímeis – é denominado como um “acidente” com as tintas, pois não conseguem enxergar arte nessas obras, deixando expressa a subjetividade de um olhar.